Desenvolvimento

    TECNOLOGIA ATUANDO NO AUXILIO DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA


     O câncer de mama é um tumor que se origina quando as células da mama começam a se dividir e multiplicar de maneira desordenada, originando uma neoplasia. Eles podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.
Segundo tipo mais freqüente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
   O tratamento atual do câncer de mama pode ser considerado um exemplo da evolução da medicina nas últimas décadas. Especialmente no que se refere à cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
A cirurgia foi o primeiro tratamento que efetivamente alterou o curso da doença, e até hoje é um dos principais métodos utilizados, tanto com finalidade de diagnóstico, preventivo, curativo ou mesmo paliativo. Contudo, há 2 ou 3 décadas atrás, todas as mulheres diagnosticadas com tumor maligno nos seios tinham indicação de mastectomia radical, segundo a técnica de Halsted. Nesse tipo de procedimento, o cirurgião extirpava a mama inteira, junto com os músculos peitorais, esvaziando a axila para retirar os gânglios. Logo depois, a paciente era encaminhada para a radioterapia de toda aquela região, com objetivo de eliminar qualquer foco de células malignas que por ventura restassem
   A conseqüência mais triste desse procedimento era a mutilação das mulheres. A retirada do músculo peitoral deixava visíveis os ossos sob a pele, e o braço daquele lado inchavam de forma irreversível, chegando a ficar com o dobro de tamanho do outro.
Esse procedimento salvou a vida de milhares de mulheres, mas graças aos avanços tecnológicos, as formas de tratamento mudaram consideravelmente. Hoje, mesmo as pacientes com grandes tumores, podem ser previamente tratadas com quimioterapia, diminuindo o tamanho dos nódulos, para depois serem submetidas as cirurgias tradicionais que, contudo, preservam a maior parte do seio, retirando apenas um gânglio da axila para estudo.
    Junto a isso, as avançadas técnicas de radioterapia permitem que essas mulheres sejam irradiadas com o mínimo de desconforto possível, praticamente sem seqüelas definitivas. Ao mesmo tempo, a descoberta de drogas quimioterápicas e de tratamentos hormonais cada vez mais eficazes conduziu o tratamento de câncer de mama a uma evolução ainda mais importante, alcançando índices de cura que não podiam ser imaginados há algumas décadas, quando as primeiras mastectomias foram realizadas.
   Assim a evolução tecnológica proporcionou as mulheres benefícios em diversas partes como na cura da doença, maior qualidade de vida durante o tratamento, esteticamente,
pois permitiu um tratamento cirúrgico menos agressivo e menorestranstornos psicológicos.



Referencias
www.inca.gov.br
www.projetodiretrizes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário